Ação Social

“(...) foi pensando e estudando que um dia paramos e começamos olhar para o céu. Era de noite! Vimos uma estrela, e depois outra e outra, até os milhões e milhões de estrelas que existem. (...) Ao olhar aquela grandiosidade do Universo, percebemos o nosso tamanho. Quem sou eu perante a tudo isso? Quem é você? Quem somos nós? Loucos, utópicos ou idealistas? Loucos por um ideal de um Mundo Bem Melhor!”
Dr. Celso Charuri
8 de dezembro de 1979

Mais de 40 anos de história, milhares de pessoas e um mesmo e simples gesto, o de doar. Doar oportunidade, esperança, doar para mostrar o caminho de um mundo solidário, justo e fraterno. E com esse trabalho, dar exemplo da ação que gera harmonia entre os diferentes, criando condições e novas possibilidades. Essa é a conduta natural das pessoas que ampliaram a consciência e passaram a se sentir responsáveis pelo meio em que vivem e pelos semelhantes.

Como resultado desse processo de expansão do olhar para além de si mesmo, um grupo de participantes da PRÓ-VIDA aceitou a proposição do Dr. Celso e, então, foi fundada a Central Geral do Dízimo, em 12 de outubro de 1979, na cidade de São Paulo (Brasil). Dois meses depois, foi realizada a primeira doação, na cidade de Birigui, estado de São Paulo. Desde então, esse movimento só cresce.

Atualmente, há centrais na Argentina, na Bolívia, no Brasil, no Chile, na Itália e em Portugal. Juntas, elas realizaram mais de 13 mil doações a instituições beneficentes e filantrópicas de assistência social e construíram 15 escolas profissionalizantes.

Os recursos são doados de maneira anônima e espontânea e integralmente utilizados para atender instituições beneficentes, não havendo despesas operacionais. As centrais são independentes: não há vínculo econômico entre elas.

O trabalho é realizado de forma voluntária.Toda a movimentação financeira é contabilizada desde a sua fundação, e todas as operações, demonstrações e balanços são auditados por uma empresa internacional e apresentados em Assembleia Geral Ordinária.

Doações

Desde a fundação da Central Geral do Dízimo, em 1979, cerca de 13.000 doações já foram realizadas, beneficiando entidades assistenciais de vários países do mundo.

Escolas Profissionalizantes

Entre as doações, destacamos a construção de Escolas Profissionalizantes – projeto idealizado pelo Dr. Celso, com o objetivo de oferecer aos jovens a possibilidade de uma formação profissional.

Notícias na mídia

Recortes de algumas noticias recentes publicadas nos meios de comunicação sobre as doações realizadas pela Central Geral do Dízimo e suas afiliadas.

Projetos Especiais

Entre as doações feitas podemos destacar também alguns Projetos Especias, tais como: a construção de uma Unidade de Terapia Intensiva, no Hospital da Universidade do Paraná (Brasil). E a doação de equipamentos médicos para auxiliar no tratamento de pacientes com a Covid-19, à Santa. Casa de Misericórdia de São Paulo (Brasil) – uma das referências hospitalares do país.