Uma conduta solidária, todos os dias
Uma conduta solidária, todos os dias
Milhares de crianças, jovens, adultos e idosos serão beneficiados, direta e indiretamente, pelas doações realizadas a 100 instituições filantrópicas em 24 de fevereiro, no Brasil, e em 9 de março, na Argentina, pela Central Geral do Dízimo PRÓ-VIDA (CGD-PV) e pela Central do Dízimo PRÓ-VIDA de Buenos Aires (CD-PV), respectivamente. Foram dois dias de evento, mas a ação social não se limita a eles. E nem poderia porque ela é resultado de um compromisso do nosso movimento, algo que pauta o nosso trabalho em todo o mundo, dia após dia: a construção de um mundo feliz.
Muitas pessoas podem considerar utopia obtermos uma sociedade que seja justa para todos, disse Fernando Janikian, em nome da CGD-PV, na solenidade de doação realizada no Clube PRÓ-VIDA em Araucárias, na região de Curitiba (Brasil), citando as palavras do Dr. Celso na ocasião da primeira doação da CGD-PV, há 44 anos. Mas o próprio Dr. Celso mostrou que esse mundo bem melhor é possível e deixou um exemplo de como fazê-lo. “Quem tem dá para quem não tem”, conforme falou Marcelo Landolfo, representando a CD-PV Buenos Aires na solenidade de doação que aconteceu no Clube PRÓ-VIDA de Baradero (Argentina).
Por isso, o principal objetivo das doações não é resolver todas as demandas das instituições – é sabido, novas necessidades virão –, e sim deixar uma marca de que cada pessoa que estende a mão para o próximo faz a diferença. Mas quando nos despertamos para essa conduta mais solidária? Quando, por ampliação de consciência, começamos a entender que integramos um bairro, uma cidade, um planeta e que nossas ações têm influência no meio. E as oportunidades para se ter uma conduta mais solidária aparecem todos os dias, o tempo todo, seja em uma ajuda material ou em um apoio emocional, por exemplo.
Portanto, construir um mundo mais justo depende de nós, e é possível. “Agora já começamos a vislumbrar a imagem de um lírio, que nasce no meio do lodo, que cresce no meio do lodo, mas que nunca se deixa macular por ele… Sonhamos com um campo cheio de lírios”, falou Landolfo.
Doações
No Brasil, a solenidade oficializou a doação de itens, pela CGD-PV, para 88 instituições beneficentes em todo o país. Na Argentina, foram atendidas 12 instituições pela CD-PV Buenos Aires. Foram entregues veículos novos e milhares de itens para trabalhos na área hospitalar, de reabilitação e outros atendimentos em saúde, educação, tecnologia, além de eletrodomésticos e equipamentos industriais, materiais de construção e até mesmo um elevador e uma lona de circo.
Os representantes das instituições participaram das solenidades e agradeceram pelas doações, reforçando o compromisso que têm com o bom atendimento das pessoas. “Podemos continuar a ação que gera harmonia entre os diferentes”, disse Erica Guelfi, da Associação Brasil Parkinson, de São Paulo, no evento ocorrida no Brasil.