Efemérides Astronômicas – Agosto – 2022
Efemérides Astronômicas – Agosto – 2022
Numa noite de céu limpo de agosto, experimente olhar para o norte geográfico, deixe que seus olhos se adaptem ao escuro e seus pensamentos se aquietem. Você poderá se encantar com “estrelas cadentes” desenhando o céu. Trata-se da chuva de meteoros Perseidas, ativa desde 17 de julho até 1º de setembro, o principal evento das Efemérides Astronômicas deste mês.
O fenômeno nos convida a repetir o que há muito tempo é feito pela humanidade: observar esses corpos celestes que cativam tanto as pessoas que ganharam simbolismos, lendas e histórias criadas por diferentes civilizações. Em termos científicos, as “estrelas cadentes” são meteoros que, ao penetrar na atmosfera terrestre, entram em combustão devido ao atrito com o ar, e nos oferecem um fenômeno luminoso.
No caso das Perseidas, os meteoros são fragmentos deixados pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, considerado, portanto, objeto pai que dá origem ao chuveiro. Esse evento astronômico ocorre quando a Terra, na execução da sua órbita, passa pela esteira dos detritos.
Além da chuva de meteoros, outros fenômenos parecem ser uma oportunidade para que se possa não somente ver o céu, mas realmente observar o que está naquela imensidão, quem sabe até sentir uma parte da grandiosidade do universo e entender mais sobre o mundo interior de cada um, a origem do ser humano, a vida… O convite está feito.
Outros eventos astronômicos observáveis em todo o mundo
12 de agosto – Conjunção entre Lua e Saturno
Estarão na constelação de Capricórnio.
14 de agosto – Saturno em oposição (ao Sol)
Saturno será visível durante toda a noite em brilho máximo na constelação de Capricórnio.
15 de agosto – Conjunção entre Lua e Júpiter
Estarão na constelação de Peixes.
19 de agosto – Conjunção entre Lua e Marte
Estarão na constelação de Touro, com a presença do aglomerado estelar Plêiades a leste.
27 de agosto – Mercúrio em máxima elongação (a oeste)
Mercúrio poderá ser visto no começo da noite na constelação de Virgem, na direção do leste geográfico.
29 de agosto – Conjunção entre Lua e Mercúrio
Estarão na constelação de Virgem.
Saiba mais
Termo utilizado em Astronomia que designa o momento em que um planeta ou outro objeto celeste está em posição oposta ao Sol, quando observado da Terra; ou seja, quando a Terra está entre o Sol e o objeto celeste formando um alinhamento de 180º.
O momento mais indicado para observar um objeto celeste externo à órbita da Terra é quando ele está em posição de “oposição”.
Fenômeno que ocorre quando os planetas Mercúrio e Vênus atingem sua maior distância angular em relação ao Sol, quando vistos da Terra, ou seja, quando estão localizados em suas melhores posições para observação tanto a leste (antes do amanhecer), quanto a oeste (no começo da noite).
5 / agosto – Lua Crescente
11 / agosto – Lua Cheia
19 / agosto – Lua Minguante
27 / agosto – Lua Nova
Fontes: jpl.nasa.gov/calendar / solarsystem.nasa.gov / in-the-sky.org / Stellarium.org / earthsky.org / ov.ufrj.br / planetary ephemeris – Jet Propulsion Laboratory (JPL) / jpl.nasa.gov / amsmeteors.org / imo.net – International Meteor Organization / canaltch.com.br
As efemérides astronômicas são uma agenda mensal elaborada pelo Setor de Astronomia, que é um dos 12 que integram o Departamento Laboratório da PRÓ-VIDA. No departamento, são desenvolvidos estudos, pesquisas e experiências científicas relacionadas a diversos temas, bem como atividades de campo e palestras.
As efemérides astronômicas são uma agenda mensal elaborada pelo Setor de Astronomia, que é um dos 12 que integram o Departamento Laboratório da PRÓ-VIDA. No departamento, são desenvolvidos estudos, pesquisas e experiências científicas relacionadas a diversos temas, bem como atividades de campo e palestras.