Efemérides Astronômicas – Fevereiro – 2022
Efemérides Astronômicas – Fevereiro – 2022
Na observação a olho nu do céu noturno do segundo mês do ano, teremos a oportunidade de apreciar Vênus, Marte, Mercúrio e Saturno (mais para o final do mês), além da Lua, é claro, cumprindo seus ciclos através de suas órbitas e mantendo o nosso sistema solar em equilíbrio.
Fases da Lua
1 / fevereiro – Lua Nova
8 / fevereiro – Lua Crescente
16 / fevereiro – Lua Cheia
23 / fevereiro – Lua Minguante
Conjunções em janeiro
Como temos observado, o fenômeno conjunção – visão aparente de que dois ou mais corpos celestes parecem estar próximos um do outro no céu, quando observados aqui da Terra – sempre se faz presente no cosmos.
Notas:
Apesar de estarem aparentemente bem próximos um do outro no céu, Lua e Vênus, Lua e Saturno e Lua e Júpiter não caberão dentro do campo de visão de um telescópio, portanto só poderão ser observados a olho nu ou com binóculos.
As angulações e pontos cardeais citados aqui têm como referência a coordenada geográfica do posicionamento do observador a cidade de São Paulo/Brasil.
12 de fevereiro
Conjunção entre Vênus e Marte
Na madrugada do dia 12, Vênus e Marte estarão em conjunção quando Vênus passar a 6°3′ ao norte de Marte, a 32° (ângulo variável de acordo com a localização geográfica do observador) acima da linha do horizonte na direção leste.
Poderemos observar o par celeste a partir das 3h40min (Brasília -3UTC) aproximadamente, até o amanhecer, quando a luz da manhã não permitirá mais sua visibilidade, por volta de 5h30min (Brasília -3UTC).
Vênus estará com brilho aparente de -4,8 de magnitude e Marte com 1,4 de magnitude. Ambos na constelação de Sagitário.
Observável em todo o mundo.
27 de fevereiro
Conjunção entre a Lua, Marte e Vênus
Na madrugada do dia 27, teremos uma conjunção tripla envolvendo a Lua, Marte e Vênus.
A Lua passará a 8°4′ ao sul de Vênus e a 3°3′ de Marte.
A observação dessa tripla conjunção ocorrerá por volta das 3h40min (Brasília -3UTC), a 39° (ângulo variável de acordo com a localização geográfica do observador) acima da linha horizonte na direção leste, na constelação de Sagitário, até o amanhecer, quando sua visibilidade não será mais possível devido à incidência da luz solar.
A Lua estará com brilho aparente de -10,7 de magnitude, Vênus com -4,8 e Marte com 1,3.
Observável em todo o mundo.
Ainda no dia 27 de fevereiro …
Poderemos observar, no crepúsculo matutino, Vênus, Marte, Mercúrio, Saturno e Lua juntos na direção leste.
16 de fevereiro
Máxima elongação de Mercúrio
Por ser o planeta de órbita mais próxima do Sol, o pequeno Mercúrio se perde no brilho do astro rei; portanto, é no posicionamento de máxima elongação – maior distância angular em relação ao disco solar – que ele é mais visível, e isso ocorre apenas algumas semanas no ano.
Ao nascer do Sol, em 16 de fevereiro, Mercúrio atingirá sua maior separação angular em relação ao Sol, 25º acima do horizonte a oeste do Sol, ou seja, em máxima elongação – a maior deste ano; e poderá ser observado na direção leste, aproximadamente entre 4h30min e 5h30min (Brasília -3UTC).
Nesse momento, Mercúrio estará brilhando em magnitude aparente de -0,0 e com 59% da sua superfície iluminada.
Visível em todo o mundo.
Fontes: jpl.nasa.gov/calendar / solarsystem.nasa.gov / in-the-sky.org / Stellarium.org / earthsky.org / derekscope.co.uk / planetary ephemeris – Jet Propulsion Laboratory (JPL) / seasky.org / amsmeteors.org
As efemérides astronômicas são uma agenda mensal elaborada pelo Setor de Astronomia, que é um dos 12 que integram o Departamento Laboratório da PRÓ-VIDA. No departamento, são desenvolvidos estudos, pesquisas e experiências científicas relacionadas a diversos temas, bem como atividades de campo e palestras.
As efemérides astronômicas são uma agenda mensal elaborada pelo Setor de Astronomia, que é um dos 12 que integram o Departamento Laboratório da PRÓ-VIDA. No departamento, são desenvolvidos estudos, pesquisas e experiências científicas relacionadas a diversos temas, bem como atividades de campo e palestras.